sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dizem que viajar te deixa mais sábio: por Jessica Hendrawidjaja

Aviso: Este vai ser um longo post. Uma vez que você começar a ler, continue até o fim!

É o que dizem por ai: viajar faz você mais sábio. Bem, eu literalmente acho que eu adquiri muita sabedoria durante a minha viagem. É uma sabedoria real em forma concreta. E não, eu não estou brincando.

Terça-feira passada, eu tive o meu dente do siso arrancado  para fora. Justo em Berlim,  longe de casa, viajando e sem dinheiro  suficiente para me sustentar. Este dente  convenientemente colocou a minha gengiva exposta a dor e como  era insuportável! Estou acostumada a ter um rosto redondo, com bochechas de hamster (graças a papai rsrsrsr), mas imaginar acordando com aquele horror de bochecha inchada  foi horrível. Bem, agradeço essa experiência unica graças ao  dente do siso!

Eu sei, eu sei, dente do siso não faz você ficar  realmente mais sábio, a dor em si é bastante atroz. Mas aqui é um fato, viajar faz você mais sábio. E antes que você pare de ler, eu estou dizendo a você, isso não é outra comentário do tipo: " essa viagem mudou minha vida para sempre e blá blá blá " . Eu só falo a verdade e a verdade eu irei compartilhar com vocês!


Vamos enfrentar os fatos. Vivemos em uma sociedade que é baseada em estereótipos. Quando você era criança, deve haver pelo menos um garoto  que você teve que 'ignorar' porque seus amigos / pais disse que ele / ela era uma má influência. Agora você está crescida (o) e quer explorar o mundo, mas a sociedade disse: "Você quer ir lá? Mas as pessoas são estranhas / violentas / irritadas / mesquinhas / gananciosas ..." e a lista continua.

Não. Você não consegue julgar como as pessoas estão se você ainda nem as conhece. É verdade universal que se você for bom com as pessoas elas serão boas com você também - e, claro, você precisa ter cuidado com quem você está falando. Estereótipos / rotulagem são ignorantes julgamentos. Ao longo de minha viagem, eu conheci milhares de pessoas incríveis, pessoas amáveis ​​e generosas, até mesmo estranhos que me acolheram e me receberam para sua casa mesmo que o contato tenha sido apenas por 2 horas .

Estereótipos são ignorantes julgamentos. Entenda isso e você vai descobrir um novo mundo totalmente diferente.



Você  deve pensar que o mundo apenas se move rápido de mais não é mesmo? Bem, eu te digo. Depois do ensino médio,você faz um cursinho, em seguida vai para a faculdade , depois da faculdade finaliza ela. Mas não termina por ai não. Há um monte de obras de cursos, exames, trabalhos voluntários, clubes, estágios, e assim por diante. Quando isso vai acabar? Provavelmente nunca. Você percebe que após a faculdade você ´precisa  procurar um emprego, ser promovido e sua família fica super orgulhosa ,mas o fim maldito não para ai também  não!

Viajar faz você parar pra pensar na vida. O que eu tenho vindo feito durante os  últimos anos? É isso que eu quero fazer para os próximos 5-10 anos? Estou "vivendo" a minha vida do jeito que eu queria que fosse?

Às vezes você precisa nesse momento de silêncio para recapitular alguns anos atrás e refletir sobre que caminho você anda pegando . Viajando sozinho é sempre um bom plano de fazer alguma auto-reflexão. Isso é bom principalmente para um estudante universitário do quarto ano, que ainda não está  certo do que fazer depois da  graduação (que no caso  é moi!).

Como o Buda sábio disse: "Se um homem pode controlar sua mente, ele pode encontrar o caminho para a iluminação e toda a sabedoria e virtude vira  a ele". Você deve estar no controle de sua vida, não o contrário.


Isso é para todos os que são privilegiados o suficiente para receber grande educação e ainda assim viajar pelo mundo. Parabéns. Você pode estar na frente de muitas pessoas no mundo todo. Talvez seja por causa do provérbio "a grama é sempre mais verde do outro lado da cerca", nós raramente apreciamos o que temos. Nós tendemos a querer mais, viajar para mais países; adquirir  muitas lembranças diante desse caminho. Você já está a frente do mundo todo e tem a oportunidade de viajar, o que mais você quer?

Quando você viaja, não basta ver o que está na superfície (que normalmente é o que os turísticas  costumam fazer); você precisa ir mais fundo. Seja voluntário para uma ONG local, trabalhe com crianças no orfanato, apoie os bancos alimentares locais para as pessoas desabrigadas. Você pode fazer isso através de uma organização voluntária de confiança, ou seja, a AIESEC. E sim, mesmo em um país bem desenvolvidos essas oportunidades ainda existem. Não há tal coisa como "a grama mais verde".

Verdadeiramente aprecie mais a vida, e você vai vai ver que você possui muita coisa!!!.

Essa é toda a sabedoria que você pode obter de mim hoje. Eu estava realmente inspirado a escrever isso por causa do meu dente do siso que está sentado ao lado do meu laptop (hahaha). Mas de qualquer maneira, eu espero que você faça isso até o fim do post e isso vai inspirá-lo a viajar! Não precisa ser pra outro país não, você poderia ir para outra cidade / estado / província.

Onde quer que vá, vá!!! Se perca e se encontre novamente.

Cheers! Jessica


Nenhum comentário:

Postar um comentário