A Confraria da Colagem é composto por um grupo de amigas que durante as horas vagas estavam sempre acompanhadas de tesouras, colas, revistas e desenvolviam lindas composições com recortes, hoje elas buscam mais que isso, compartilham de suas experiências para além das paredes de suas casas.
Junto com a produção das colagens, a Confraria se torna também um portal de divulgação de artistas que estão começando agora a serem reconhecidos no meio artístico. Além de possuírem um espaço artístico de lazer, realizam também oficinas gratuitas para difundir essa plataforma de expressão em um espaço social.
A colagem propõe uma multiplicidade de caminhos para múltiplos realizadores. E hoje, ao percebermos isso, passamos a defender uma releitura do lema do cinema novo, “Uma tesoura na mão e uma ideia na cabeça”. Sem grandes gastos ou esforços, do simples faz-se o novo, do real faz-se o imaginário, do fragmento faz-se o todo. Que a Confraria ajude a expandir essa arte-terapia!
De brincadeiras de crianças a artistas renomados, de propagandas anti-nazistas a capa de discos, de manipulação digital a galerias de arte, a colagem é uma expressão artística que abrange diversos formatos e perfis e diversas formas de execução. Só valorizada como arte a partir do cubismo, a colagem reúne imagens e as transforma. Através da arte da colagem, acreditamos que a realidade, tanto
quanto a imagem, pode ser transformada.
Confraria da Colagem.
Paula Muniz
Paula Muniz
Nenhum comentário:
Postar um comentário