Para a maioria de nós , se alguém documentasse fotograficamente a nossa adolescência provavelmente seria um quanto desagradável, pesadelo maior ainda seria se esses registros fossem documentados pelas nossas mães. Assim como qualquer mãe que presenciou o desenvolvimento de seus filhos na adolescência, Martine Fougeron pode desenvolver uma série de longo prazo chamada Teen Tribes ,- Tribo Adolescente , onde a fotógrafa francesa documenta a rotina de seus dois filhos através de todos os triunfos e as armadilhas de seus anos de adolescência de formação. Ao longo do tempo, quando seus filhos iam adquirindo suas praticas de desenvolvimento pessoal, a fotógrafa conseguiu capturar o impossível: momentos de descuido na adolescência de seus filhos , que geralmente ocorrem fora dos olhos curiosos de nossos pais. Em Setembro deste ano na galeria Hermès o projeto foi exposto em sua totalidade, assim como também pode ser publicado em livro pela editora Steidl .
Apesar de seus filhos serem o tema principal do projeto, Fougerson não estava interessada em aspectos específicos de suas vidas em particular, ao contrário, ela pode observar além com o intuito de imaginar uma perspectiva maior de uma imagem que presenciasse experiências que pudessem ser associadas a outros jovens também . Suas fotos retratavam a vida normal de um adolescente tentando criar sua própria identidade e independência durante esses anos de adolescência transitória . Diante do Cru e subterrâneo , as imagens retratam o trabalho penoso de como é estudar para o vestibular e até mesmo as interações iniciais quando o jovem se encontra desajeitado com o sexo oposto. Muitos desses momentos naturais ocorreram em West- Sul da França, onde Fougerson costumava levar seus filhos nas férias.
Considerando uma outra experiência típica e periódica na adolescente, é o desgosto irracional dos filhos diante de seus pais quando dizem e fazem o que querem, nesse momento o projeto conseguiu expor os desafios em sua execução. "Foi muito difícil com o meu filho mais velho , quando eu dei inicio as fotos, ele estava em plena revolta contra mim", Fougerson admite. "Eu sou uma mãe divorciada que esta sempre tentando criar meus filhos com o melhor que eu posso e essa luta intensa pode ser exposta a uma experiencia artística e pessoal também".
Em última análise, a experiência adquirida com seus filhos em Teen Tribes foi muito gratificante para a fotografa, Ferguson agora tem incríveis e significativas fotografias em mãos . "Isso permitiu não só me tornar uma artista em suas vidas, mas sim uma observadora, com um olhar de mãe e fotógrafa também. ", Diz ela . "Agora que eles estão na faculdade, o vínculo parece se tornar muito mais forte do que se eu não tivesse feito o projeto, e se eu sinto falta da presença deles, eu vou poder sempre recorrer as fotografias.
nossa, adorei :)
ResponderExcluir