quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Entre o claro e o escuro em Fukushima.

"Bad Dreams" é a nova série do fotografo  Carlos Ayesta e do artista plástico Guillaume Bression feitas em  Fukushima-Japão, que com a ajuda de moradores locais altamente expostos a radioatividade, retratam  a constante ameaça do medo da contaminação.


 Esta zona morta é, definitivamente, os traços mais brutais e mais visíveis  do acidente nuclear em Fukushima. Mais de 110 000  pessoas tiveram que  arrumar suas malas, deixando para trás uma cidade-fantasma. Existe pouca ou nenhuma iluminação pública, ruas vazias e lojas abandonadas. Durante um ano, o tempo está suspenso. Fomos nesta zona, em locais proibidos para descobrir estas paisagens isoladas  desejando encontrar uma nova visão. De noite usamos apenas um flash que nos guiava até as cidades assoladas, registramos em  perspectiva, escolhemos um edifício e uma paisagem  para sair do nada, como uma anomalia. Luzes artificiais, e o impossível de trazer  a vida dessas cidades, enfatizamos a ausência e o vazio. Fotografias frias e crua acentuam o mal-estar perante  aos territórios perdidos.
Diante de uma ameaça imperceptível, o Japão teve que optar por territórios separados , separando objetos contaminados e isolando lugares. Mas essa fronteira parece mais turva e subjetiva. Todo mundo é obrigado a definir os seus próprios limites. Limites que dividem as pessoas entre si mesmos. Alternando uma encenação voluntariamente "irracional" e transparente dentro dessas  paisagens com construções abandonadas, estas fotografias levantam a questão da contaminação que não tem fronteira clara e como podemos ser tentados a responder. É uma ameaça que se torna cinza no solo fértil da nossa imaginação e dos nossos medos. Os temores do que poderia até mesmo tornar-se mais prejudicial do que a própria radiação.

 Carlos Ayesta  e  Guillaume Bression































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