Julius Shulman foi um dos mais admiráveis e importantes fotográfos de arquitetura da história", ele foi uma das principais referencias da fotografia de sua época e definiu a forma como olhamos a arquitetura moderna !
A paixão pela fotografia surgiu na adolescência dez do momento que seu pai lhe presenteou em seu aniversário com uma maquina fotográfica, os anos foram passando e Shulman foi adquirindo um olhar apurado e bastante sensível pela fotografia. A forma como ele compunha as suas fotos, revelavam uma única e clara percepção dos edifícios. Shulman começa a ser bastante apreciado no meio e o seu trabalho, vai ganhando progressivamente um enorme prestigio, em seguida Shulman começa a ser requisitado pelos mais ilustres e emergentes nomes da arquitetura moderna começando por Neutra, John Lautner, Pierre Koenig , Frank Lloyd Wright, Gregory Ain, Albert Frey, Bruce Goff, Raphael Soriano, Rudolph Schindler diante desse meio é Shulman quem revela ao mundo a icônica casa de Charles Eames-Falling Waterhouse.
A sua história como fotografo coincide com a história do modernismo que ele tanto apreciava e amava os seus trabalhos fotográficos é considerado como um dos maiores legados da arquitetura moderna , ele fotografou esse período com a ambição dos apaixonados e a dedicação de quem ama a arte.
Em 1986 com a chegada do "pós modernismo" e a consequente rejeição de muitos dos conceitos do seumodernismo , Shulman fiel a toda sua tradição fotográfica rejeita voltar a fotografia por não se identificar mais com a arquitetura da época, até que em 2000 Shulman é desafiado pelo fotografo alemão Nogai a orientá-lo na sua fotografia com o argumento de que "muitas pessoas gostariam de ter as suas casa fotografadas com o estilo de Shulman , finalmente Julius se desperta de novo para expor o seu talento tornando-se ativo na fotografia até os seus últimos dias de sua vida. Em 15 de Julho de 2009 Julius Shulman deixa um importantíssimo legado da arquitetura do modernismo, que com o aproximar dos dias de hoje e o ressurgir do interesse por esse período arquitetônico, faz com que o seu trabalho venha ganhando uma importância cada vez mais presente para os os estudantes e curiosos da área, hoje muito do que nos resta desse modernismo americano são as memórias do registro de Shulman ....
Um pouco mais sobre Julius Shulman
http://www.juliusshulmanfilm.com/
Arte! Existirá Arte sem Artista? e Artista sem Arte? o não, parece ser a resposta mais consensual... e muito embora o conceito do que será realmente Arte possa, e é, ser uma eterna discussão de egos, ideais, preconceitos, vaidades, autoridades e sensibilidades ... a mais dura realidade é que para ser tem de existir, não para quem a cria, mas para o mundo ... tem de se expor e deixar-se confrontar ... aí existirá, Arte ....
Julius Shulman
Este ya lo conocía, pero gracias por las imágenes!!...
ResponderExcluirSaludos.