Bill Henson é um dos principais artista contemporâneo da Australia ". Nascido em Melbourne em 1955, Henson teve sua primeira exposição individual aos 19 anos na Galeria Nacional de Victoria em 1975. Desde então, passou a expor freqüentemente na Austrália e no exterior também, incluindo Nova York, Londres , Paris , Pequim, Tóquio , Montreal , Barcelona, Viena e Amsterdã. Em 1995, Henson representou a Austrália na Bienal de Veneza , com sua célebre série de fotografias de tela cortada.
Bill Henson se destaca muito por ser um grande explorador visionário de zonas crepusculares, entre natureza e civilização, juventude e idade adulta, masculino e feminino. Suas fotografias são quadros pictóricos presentes na literatura e pintura romântica.
Seu trabalho possui uma incrível elegância formal onde se nota a presença de paisagens agredidas e frágeis com jovens magros que assemelham-se a delicadeza da postura dos flamengos e a natureza-morta que é raramente capturada pela cor em suas fotografias, mas valoriza profundamente a textura da pele diante da luz da noite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário