sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Valérie Belin - O ser e o aparecer


A artista plástica francesa Valérie Belin fez uma exposição inédita, pensada especialmente para a Casa França-Brasil, que ocorreu no dia 3 de setembro a 6 de novembro 2011, intitulada O ser e o aparecer. A mostra tem curadoria do brasileiro radicado na França, Adon Peres.

Para esta exposição a artista  apresentou uma nova série de trabalhos chamada Back-eyed Susan. Esta nova série se inscreve no prolongamento de suas pesquisas em torno da natureza híbrida da fotografia. Duas imagens distintas serão realizadas para criar uma terceira na qual rostos de mulheres se fusionam com buquê de flores.

A mulher escolhida para esta série, é uma mulher elegante, estilizada com códigos dos anos 50. Ela apresenta formas rígidas, artificialmente montadas, que lembram certos ícones desta época. As formas deste estilo particular de mulher se confundem com as formas barrocas das flores. Pelo efeito de superposição, formas planas e tridimensionais se fusionam criando uma única dimensão. O resultado final evoca uma trama vegetal e decorativo lembrando o papel parede. As gamas de cores reduzidas somente a três ou quatro nuances onde o preto domina, faz com que a imagem se aparente a uma maquiagem aposta sobre a superfície das coisas. Flores e mulheres se transformam assim em pura decoração. A pessoa recuando frente aos efeitos de estilo.

Esta nova série será apresentada sobre suportes onde cada fotografia será trabalhada digitalmente apresentando em alternância efeitos de luz e de transparência que darão contrastes e relevos a cada uma das fotografias expostas. As instalações serão espalhadas pela sala principal da Casa França-Brasil.

Adon Peres se refere às fotos de Valérie Belin, manipuladas digitalmente de modo a aproximar as imagens de jovens modelos a rostos inumanos, todos perfeitos, como avatares.“O que eu quero que as pessoas vejam é o tratamento pictórico da imagem, de modo que se perguntem se estão vendo uma foto ou uma pintura hiperrealista”, explica Valérie. “São muitas questões que quero levantar: O que é a vida, hoje? Como ela é moldada pelas metamorfoses e forças de destruição?”

Vb_calendula_marigold_300_original_large

 



E ai gente? Gostaram ou não dessa obra de arte maravilhosa? Dá até vontade de se vestir como nos anos 50 não ? xD
Fontes: http://www.valeriebelin.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário